Patlabor TV

 

Patlabor“Condition Green!”

Finalmente terminei de assistir a série Patlabor TV. Como um grande fã de animes de robôs, sempre tive interesse em assistir a série. Nos anos 90, cheguei a ver apenas dois longas metragens. Mas agora consegui ver todos os episódios de TV.

A série é boa, mas ela tem um formato bem diferente de outras séries que eu acompanho. Pois a maioria de seus episódios são independentes, poucas vezes há episódios com 2 partes ou mais. Ou seja: mesmo que você assista a série fora de ordem, não ficará tão perdido. É claro que a série tem alguns elementos que mudam com o tempo, mas nada muito profundo.

A série basicamente mostra o dia a dia da 2ª Divisão da 2ª Seção de Veículos Especiais da Polícia. (A 1ª Divisão fica sempre em segundo plano). As missões geralmente são: deter pilotos bêbados de labors industriais, brigas de pilotos de labors, assaltos, terroristas (desde que envolva robôs nas ações dos criminosos). Além disso, também fazem missões de resgate.

Mas, exatamente por ter esse aspecto muito cotidiano, a série perde um pouco do seu brilho. Pois fica aquela sensação de previsibilidade, onde sabemos que a trama do episódio sempre será resolvida no final do mesmo. Mas ao mesmo tempo, isso demonstra um aspecto mais realista da série, onde podemos ver que dentro de uma profissão de Policial ou Bombeiro, não é todo dia que acontecem coisas emocionantes, muitos dias podem ser enfadonhos e não acontecer nada. Assim como existem episódios mais descontraídos e engraçados.

Porém, em alguns episódios essa “monotonia” é deixada de lado e temos acontecimentos extremamente empolgantes. Como é o caso dos episódios onde aparecem os robôs Phantom e Griffon. Estes episódios são magníficos e só por eles já vale a pena assistir a série. Até existe uma trama maior de fundo, mas ela se desenrola de forma muito lenta e isso não proporciona uma grande mudança no final. Ou seja: é uma série de uma equipe policial que apenas faz o seu trabalho, no combate contra o crime. Ao contrário de Gundam, eles não lutam para salvar o mundo ou impedir guerras. Então é isso, eles são apenas policiais com robôs ao invés de viaturas comuns!

Quanto aos personagens, eles tem suas características marcantes, porém com o passar dos episódios, não vemos uma grande evolução neles. Apesar disso, existem alguns episódios que alguns personagens se destacam de forma incrível. A grande verdade é que os personagens desta série fogem muito do padrão que estamos acostumados.

Resumindo: é uma série que recomendo para quem gosta de animes de robô, porém com uma trama mais realista e que tenha paciência com o desenrolar dos episódios. É uma ótima série, mas ela não te prende ao ponto de te fazer assistir vários episódios seguidos (exceto nos episódios com continuação, é claro!). É uma série legal para se ver 1 episódio por dia, no máximo.

Quero deixar claro que não estou querendo falar mal da série, eu gostei dela. Mas acho que faltou um pouco de ritmo e de repente alguns elementos da “Jornada do Herói”.

Agora, espero assistir novamente os longas metragens e se eu conseguir, quero ver os OVAs também.


Uma resposta para Patlabor TV

  1. […] mas aí eu já estava com vários animes na fila para assistir. Porém, depois de terminar de ver Patlabor TV, achei que já estava mais do que na hora de assistir “Full Metal Panic!” Seguem […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: