A Indústria de Filmes “Mockbusters”

 

I Am Legend e I Am Omega

Alguma vez você já comprou ou alugou um filme pensando que era outro? Eu já!

Entre 1999 e 2000 foi lançado o filme “Joana D’arc” do Diretor Luc Besson. Vi o trailer na TV e fiquei muito interessado em vê-lo. Mas naquela época não tinha o costume de ir muito ao cinema. Um dia estava numa locadora perto de casa, procurando um VHS para alugar (sim, você leu direito: VHS!!!) e vi lá: “Joana D’arc”, era lançamento.

Naquela época, eu não tinha noção de quanto tempo um filme levava para sair do Cinema e chegar nas locadoras. Acabei levando ele, mas logo na capa, vi que a atriz que fazia a personagem principal estava com o cabelo longo, pelo que eu lembrava no comercial, ela tinha o cabelo mais curto… levei mesmo assim.

Joana D'arcAssisti o filme e achei até “legalzinho”, mas achei ele muito parado, sem ação. Pelo que eu lembrava do trailer, era mais violento e frenético…

… Mas depois de alguns meses, quando “Joana D’arc” de Luc Besson chegou nas locadoras, descobri que aquele filme que eu aluguei não era o mesmo que tinha passado nos cinemas! O que eu tinha assistido se tratava de um filme para a TV e foi lançado no mesmo ano do outro (1999). Assisti enfim o filme do Luc Besson e gostei muito, era bem sanguinolento! Hoje chamo estes filmes de a versão “Boa” e a versão “Má” de Joana D’arc.🙂

Naquela época, eu não tinha acesso a internet e não tinha lá muito conhecimento sobre Cinema. Não sabia direito a diferença entre: Produtor, Diretor e Roteirista. Não sabia do prazo para o filme sair do Cinema e ser lançado em Home Video. E mesmo desconfiando, acabei levando um filme pensando que era outro.

É exatamente este o objetivo dos chamados “Mockbusters”!

Vou tentar explicar de forma rápida, o que seria um Mockbuster. Mas antes, temos que entender o que é um filme Blockbuster: O filme Blockbuster é aquele com um orçamento muito grande, bem comercial mesmo, feito para atrair o público e fazer muito sucesso, é o chamado “arrasa quarteirão”. Geralmente é lançado em época de férias escolares ou no verão, para poder ter a maior bilheteria possível.

Já o Mockbuster, (Mock: Imitar, Enganar) seria um filme de baixo orçamento que “pega carona” nos grandes filmes (Blockbusters) que ainda estão no cinema, já vendendo sua “versão alternativa” (imitação barata) em DVD. Apesar do fato dos filmes sobre Joana D’arc terem sido lançados no mesmo ano (1999), não posso dizer que a versão “Boa” era um Mockbuster, pois ele foi feito para TV e teve uma produção razoável até. Parece ser um filme sério, mas tenho certeza que as distribuidoras se aproveitaram do “hype” do filme do Luc Besson para vendê-lo.

Por outro lado, temos estúdios que são especializados em fazer versões baratas dos grandes filmes de Hollywood. Com certeza, o mais conhecido deles é  o “The Asylum”. Confira abaixo algumas das “Super Produções” deles e o comparativo com os filmes originais:

 

Alien VS Predador e Alien VS Hunter

 

Transformers e Transmorphers

  

Reciclando o Lixo

O que já era ruim ficou pior: “The Day The Earth Stopped” é um Mockbuster do filme “The Day The Earth Stood Still” (2008) que, por sua vez, é um remake do filme homônimo de 1951.

The Day The Earth...

O filme dirigido por Robert Wise (1951) é uma obra prima, já o seu remake (com Keanu Reeves) distorce completamente a idéia do filme original… nem quero imaginar como deve ser a versão da The Asylum! Vale lembrar que isso que mostrei é apenas a ponta do iceberg. Se vocês visitarem os links que estão no final da página, poderão encontrar uma lista interminável destes tipos de filmes.

Por enquanto é isso, em breve irei fazer um post sobre os Mockbusters nas Animações. Cabeças vão rolar!

Links Relacionados:

Boca do Inferno.com

Site Oficial da The Asylum


16 respostas para A Indústria de Filmes “Mockbusters”

  1. Doug! disse:

    hauhauahuahuahau
    Mal posso esperar pra ver a postagem sobre os desenhos,que geralmente são vendidos a 10 pilas nas lojas americanas !

    Como a versão do Carros da Pixar rsrsrsrrs
    muito ruim….

    • FrankCastle disse:

      Aguarde cara, pois serão feitas revelações que podem “explodir a cabeça” de muita gente!

      Um abraço!

  2. Du disse:

    Po mano !
    Fiquei interessado em assistir o mockbuster do ” Eu sou a lenda ” q tem o nome meio estranho cara, I am OMEGA “eu sou Omega” acho…
    HA HAAAAAAA esse filme deve ser uma piada !

  3. Fucking Shit, o Mark Darcascos está virando uma piada cada vez pior, era um ator bem promissor.

    Tirando esse Joan of Arc, os outros eu nem sabia da existência, só aqueles mock de desenhos famosos hau hauahuahu

    • FrankCastle disse:

      Eu também acho que o Mark Dacascos poderia ser melhor aproveitado, assim como o Brandon Lee foi. Um cara que lutava bem e poderia até interpretar razoavelmente bem.

      Quanto às animações aguarde, pois na Terça-Feira que vem (25/08/2009), farei um post bombástico!🙂

      Valeu por comentar, um abraço!

  4. […] Caso você não saiba o que é um filme Mockbuster, recomendo que você leia este post antes de […]

  5. Essa semana fui a uma locadora e vi alguns desses “Mockbusters”. Se um dia eu alugar um desses será por pura curiosidade mesmo, e já sabendo que vou me arrepender…

    • FrankCastle disse:

      Valeu pelo comentário Samuel! É bem isso que você falou mesmo! Pois são filmes que só tem fachada, o único objetivo é imitar, eles não tem capricho nenhum.

  6. malena disse:

    Hehe, eu lembro que na época do Titanic de James Cameron saiu em VHS uma versão com a Catherine Zeta-Jones com um roteiro bastante morno.

    • FrankCastle disse:

      Valeu pelo comentário, malena!

      É verdade, me lembro disso também. Inclusive o SBT, chegou a exibir este filme quando o Titanic de James Cameron estava no auge. Isso deixou muita gente confusa na época, heheh!

  7. […] Dúvida – O que é um Mockbuster? Saiba aqui […]

  8. allan disse:

    aff mano esse filme ai alien vs hunter e uma
    versão mais pobre de alien vs pedrador
    esse filme alien vs hunter e mal lixo
    os efeitos espiciais são mau ruin
    os montros do filme
    alien vs hunter e uma aranha metade alien o
    hunter que caça o alien e mau zego nen
    pareçe o pedrador o hunter da 10 tiros acerta um
    o pedrador da 10 tiros acerta os 10 esse filme e mal lixo

    • FrankCastle disse:

      hahaha. Esses filmes são tristes mesmo, Allan! Mas a intenção de quem produz eles é enganar as pessoas que querem assistir os filmes “verdadeiros”🙂

      Um abraço e obrigado por comentar!

  9. […] Dúvida – O que é um Mockbuster? Saiba aqui […]

  10. […] Dúvida – O que é um Mockbuster? Saiba aqui […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: