XIII Thirteen – Um FPS em forma de HQ

 

XIII Thirtenn Capa

Estava vendo algumas notícias de games e acabei lendo sobre um novo jogo da Gearbox que será lançado este ano, o Borderlands. O autor da notícia disse que o jogo tinha alguns elementos de “XIII” (lê-se “Thirteen”). Fiquei curioso e comecei a procurar informações sobre este jogo que, até então, nunca tinha ouvido falar. Vi primeiro um Trailer, onde mostra o assassinato de um presidente, bem parecido com o caso JFK. E adivinha quem é o principal suspeito? É isso aí, você! Para piorar, seu personagem sofre de amnésia. Apesar de mostrar bem o enredo, o trailer era bem poluído e não me deixou entender como o jogo realmente era. Então comecei a buscar vídeos com o gameplay mesmo.

XIII HQQuando vi o vídeo de uma missão do jogo no Youtube, minha cabeça explodiu!

– Pois é um jogo de FPS (Tiro em Primeira Pessoa) e usa gráficos Cell-Shading! Este tipo de gráfico é o que foi usado em jogos como: Zelda Wind Waker, Dragon Ball Budokai, Naruto Ultimate Ninja, Fear Effect, entre outros. Mas em jogos de FPS, o único que vi usar esta tecnologia, foi o Team Fortress 2, porém mesmo sendo Cell-Shading é bem diferente do gráfico visto em XIII.

– O jogo é baseado em uma HQ belga homônima de 1984. Mas não pára por aí: além do enredo, o jogo segue à risca o visual dos quadrinhos. Apesar de todos os personagens terem suas falas dubladas, sempre que eles falam, aparecem os balões com texto (sem contar as Onomatopéias). Além disso, o estilo de HQ também implica na jogabilidade, mas isso não dá para explicar, só vendo o jogo mesmo!

XIII foi lançado em 2003, para as seguintes plataformas: PlayStation 2, Nintendo GameCube, Xbox e PC.
Ainda não tive a oportunidade de jogá-lo, mas vontade é o que não falta, estou feito um louco procurando a versão de PC para comprar, mas não achei de jeito nenhum. Até  existe uma versão para Xbox, mas é bem mais cara. Vou tentar adquirir este jogo, se isso acontecer, talvez eu possa até fazer um review mais completo. Não sei se o jogo é realmente bom, mas como gosto de quase todos FPS que vejo pela frente, acho difícil me decepcionar. Mas só pela questão da inovação, é um bom motivo para se jogar XIII Thirteen!

Se tiver se interessado, você pode baixar o Demo de XXI são apenas 78MB.

A seguir o vídeo da 3ª missão do jogo

Links Relacionados:

Demo do Jogo
Borderlands e sua bela capa
Análise – XIII


8 respostas para XIII Thirteen – Um FPS em forma de HQ

  1. Doug! disse:

    Olha só…gostei muito do visual!
    mas achei muito massa a trilha sonora, deve ser um jogo bem divertido!

    • FrankCastle disse:

      Pode crer, a trilha sonora é muito boa também.
      O que achei legal neste jogo, é que o visual leve dele pode atrair pessoas que não conseguem jogar FPS, porque não se acostumam com as telas mais escuras, o clima muito pesado, etc.

      Ele pode ser uma ótima porta de entrada para as pessoas que não estão familiarizadas com o gênero.

  2. Eu tenho essa hq XIII, é muito boa. Já havia visto reviews dele na EGM, mas agora me interessei em joga-lo !!

    • FrankCastle disse:

      Eita, você tem todos os números dela? Fiquei interessado. Vi que fizeram até uma mini-série para TV, baseada nessa HQ: http://www.imdb.com/title/tt1117667/

      Pelo que vi, foi produzida na França em 2008. De atores conhecidos, acho que só teve 2 participações do Val Kilmer. Pelos comentários, parece ser uma série mediana.

      Quanto ao jogo, baixei o demo, vem com 2 fases. Achei bem legal, pois os quadrinhos influenciam de uma forma interessante na jogabilidade. Estou negociando uma edição para Xbox. Mas para PS2, você encontra por menos de R$ 40,00 no Mercado Livre!

  3. André disse:

    Caracoooooo mano só fazer minhas as suas palavras “minha cabeça explodiu” apesar de não conseguir ver o vidio da postagem fiquei maior surpreso mesmo sendo de 2003 é muito inovador a junção de HQ com jogos de primeira pessoa.

    • FrankCastle disse:

      Pode crer, quando vi esse jogo, fiquei loco correndo atrás de informações. Quando testei o demo, depois de 5 minutos, já me acostumei e parecia que eu estava jogando um jogo qualquer de FPS. Exceto pelos quadrinhos e as onomatopéias, que até ajudam em algumas partes.

      É um jogo bom, para quem não é muito acostumado com aqueles jogos de tiro claustrofóbicos e muito escuros.

      Obrigado pelos comentários!

  4. Homer disse:

    Muito foda esse jogo cheio de onomatopeis, com graficos em Cell-shading muito bem trabalhados, não joguei mas só pelo video postado acima, ja da a maior vontade de jogar.

    • FrankCastle disse:

      Valeu pelo comentário, Homer!

      Eu gostei muito do jogo! Só não o comprei ainda, porque não posso jogá-lo agora. Mas cheguei a baixar um demo para PC, deixei o link no final da postagem, baixa aí, não são nem 80 MB!

      Um abraço!

Deixe uma resposta

