Especial: Joel Schumacher – Parte 1

 

Joel Schumacher

Tive a idéia de fazer alguns “Especiais” para o blog. O primeiro será sobre Joel Schumacher. Durante todo o mês de Setembro, irei fazer resenhas de alguns filmes dele.

Quem é?
Joel Schumacher é um Diretor de Cinema norte-americano. Nasceu em Nova Iorque, em 29 de Agosto de 1939.

Quero deixar claro que não irei falar sobre a vida pessoal do diretor, mas apenas de seus filmes. E irei fazer resenha apenas dos filmes que assisti, na ordem em que foram lançados.

1985 – O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas  (St. Elmo’s Fire) 
St. Elmo's FireAo buscar informações sobre Joel Schumacher, vi uma citação deste filme. Apesar de soar bem familiar, sinceramente não lembro de ter assistido, apesar da sensação de “déjà vu”. Mas com certeza já deve ter passado na Sessão da Tarde. Me surpreendi com o elenco que conta com: Emilio Estevez, Judd Nelson e  Ally Sheedy. Os três fizeram, no mesmo ano, “Clube dos Cinco” (Breakfast Club) do Diretor John Hughes (que faleceu recentemente).

E o formato do filme acaba sendo até bem parecido, mas enquanto o filme de Hughes mostra 5 jovens ainda no Colégio, este mostra 7 amigos após se formarem na Universidade. Eles agora tem que encarar a vida adulta: independência, trabalho, responsabilidades, constituir família, relacionamentos, etc. Enquanto alguns deles querem fugir dos padrões estabelecidos pela Sociedade, outros já tentam seguí-los na marra, como é o caso de Alec (Judd Nelson) que quer se casar mesmo contra a vontade de sua namorada (Ally Sheedy), para poder estampar a imagem de “Homem de Família” e assim consolidar sua carreira.

St. Elmo's Fire2

Já Billy (Rob Lowe), não consegue se desvincular do passado de festas da época da faculdade, não se adequa a uma vida cotidiana de trabalho. “O Primeiro Ano  do Resto de Nossas Vidas” é bem dramático, mas gosto deste tipo de filme que não é centralizado em um único personagem e sim em um grupo, mostrando os rumos que cada um vai tomando na vida.

St. Elmo's Fire5

O filme também conta com: Andrew McCarthy, Demi Moore e Mare Winningham. O legal é que ele também mostra uma visão bem crua da realidade dos EUA: prostituição, desemprego, mulheres cheias de filhos em busca de dinheiro da previdência, etc.

St. Elmo's Fire4

Um clássico dos anos 80, mesmo com sua trilha sonora meio cafona e os visuais característicos, é uma boa pedida para quem é saudosista da “década perdida”.

St. Elmo's Fire3

Nota: Saiu recentemente uma notícia dizendo que irão fazer um seriado baseado no filme, Joel Schumacher está na produção executiva. Pode até ser que saia algo bom, acho que daria até uma ótima sitcom no estilo Friends, não sei… vamos ver.

 


 

1987 – Os Garotos Perdidos (The Lost Boys) 
Garotos Perdidos - 00Quem tem mais de 20 anos, com certeza, já deve ter visto este filme na Sessão da Tarde. Assim como outros filmes que vou falar a seguir, não sabia que Garotos Perdidos foi dirigido por Joel Schumacher. O elenco é composto por Kiefer Sutherland (mais conhecido hoje como Jack Bauer) e várias figurinhas carimbadas dos anos 80: Corey Haim (de “Bala de Prata” e “Licença para Dirigir”), Corey Feldman (de “Conta Comigo” e “Goonies”), entre outros que você com certeza irá reconhecer. Este já é um filme mais divertido, mas ainda assim com um certo suspense. Assisti ele novamente para fazer esta resenha e digo que ele continua muito bom, prende a atenção do começo ao fim.

Devido a um divórcio e dificuldades financeiras, Lucy (Dianne Wiest) decide ir morar com seu pai e parte para a cidade de Santa Carla junto com seus 2 filhos: Sam (Corey Haim) e Michael (Jason Patric). Logo ao chegarem na cidade, acabam tendo um choque ao ver várias pessoas largadas ao léu e gente revirando o lixo em busca de comida (aqui, o diretor mostra mais uma vez o lado “podre” dos EUA).

Garotos Perdidos - 01

Ao chegar na casa de seu avô, Michael pergunta se é verdade que Santa Carla é a “Capital Mundial do Crime”. (pois viu isso escrito em uma pichação na entrada da cidade). Ele solta a pérola:

Deixe-me apenas dizer o seguinte: Se todos os corpos enterrados por aqui resolvessem se levantar de seus túmulos, teríamos um problema de super-população!

Michael parece não levar isso a sério, Sam fica um pouco impressionado, apesar disso saem para conhecer melhor o lugar. O irmão mais velho, fica vidrado em Star (uma garota que vê em um show a céu aberto na praia) e começa a seguí-la. Ele acaba conhecendo uma gangue de motoqueiros liderada por David (Kiefer Sutherland) e acaba cedendo as suas provocações.

Garotos Perdidos - 02

Já Sam, encontra uma loja de revistas em quadrinhos e conhece 2 “figuras”: Alan Frog e Edgar Frog (Corey Feldman). Os irmãos começam a abordá-lo falando sobre Vampiros e lhe oferecem uma revista sobre o assunto. Depois dizem que pode considerar a revista como um “manual de sobrevivência” e que o telefone deles está no verso da mesma.

Garotos Perdidos - 03

Ao se enturmar com o bando de David, Michael acaba bebendo o que achava ser vinho, mas começa a ter modificações em seu corpo: Daí descobre que David e sua gangue são vampiros! Sam, ao ver que o reflexo de seu irmão quase não aparece no espelho, se assusta e liga para os irmãos Frog. A partir daí, o filme segue num ritmo bem alucinante e ocorrem várias reviravoltas. Recomendado para quem gosta dessa temática de Vampiros.

Garotos Perdidos - 04

Nota: Em 2008 saiu uma continuação: “Garotos Perdidos 2: A Tribo” (Lost Boys: The Tribe). Porém este já não é mais dirigido por Joel Schumacher.

Links Relacionados:

Especial: Joel Schumacher – Parte 2


10 respostas para Especial: Joel Schumacher – Parte 1

  1. Rômulo de Oliveira disse:

    Excelente post dieguinho. Caraka meu, só conhecia o joel schumacher pelo batman, e por produções em filmes. Não sabia que ele tinha feitos filmes bacanas assim. Não sei como está a carreira dele hoje, mas estranho ele ter sumido, não feito mais nenhum filme relevante. Pelo menos que eu lembre.

    • FrankCastle disse:

      Obrigado pelo comentário, Rômulo!

      Eu também só ouvia o nome “Joel Schumacher” dentro de contextos negativos em relação aos 2 filmes do Batman. Depois de ver que o cara é responsável por vários filmes que eu considero bons pra caramba, resolvi criar esse Especial para fazer justiça ao cara. Acho que, quando é para meter o pau, temos que fazer, mas quando alguém faz alguma coisa boa, temos que reconhecer e elogiar também.

      Aguardem os próximos posts, 1 ou 2 vezes por semana, estarei colocando as resenhas de mais filmes dele.

  2. Doug! disse:

    Excelente post.Também me surpreendi com “garotos perdidos”, não sabia que era dele…filmaço.

    Lembrando também que tem uma trilha anos 80 muito boa, como o cover que o Echo and the Bunnymen fez de the doors.

    • FrankCastle disse:

      Valeu Doug!

      É verdade, logo no início do filme, começa a tocar “People Are Strange”. E outro detalhe: na caverna onde os vampiros se escondem tem um poster gigante do vocalista do The Doors!

      Sem contar que o Jason Patric nesse filme, tá a cara do Jim Morison, fala sério!

  3. Ricardo disse:

    Eu não lembro de ter assistido todo o filme, mas se tem the doors deve valer a pena kkk

    o Ator de faixa vermelha na cabeça, na foto acima, é do filme Conta Comigo (the Body) não é? Fazia o papel de Teddy Duschamp, que usava óculos e tinha um pai que participou do desembarque na Normandia hehehe. Nesse filme aparece também o kiefer sutherland como Ace Merril, o valentão de Castle Rock.

    • FrankCastle disse:

      Sim é ele mesmo! É verdade, me esqueci que o Kiefer Sutherland também aparece no Conta Comigo, outro grande filme!

      O Corey Feldman (caçador de vampiros) e o Corey Haim (irmão mais novo no Garotos Perdidos) chegaram até a fazer uma série chamada “The Coreys”.

      Pois além de terem o mesmo nome e participação em vários clássicos dos anos 80, eram muito amigos e tiveram problemas com drogas e álcool. Então depois de velhos fizeram essa série aí, mas ela não vingou😦

      Recentemente, Corey Feldman repetiu o papel de caçador de vampiros em Garotos Perdidos 2: A Tribo. Já o Corey Haim, fez uma participação no filme Adrenalina 2.

  4. Caracas cara, resgatou de longe!

    Muito bom o post. Fico feliz por passar por aqui e aprender um pouco mais sobre cinema!

    Abraço!

    • FrankCastle disse:

      Valeu Danilo!

      E aguarde, em breve postarei a parte 2 que contará com um dos filmes que ajudou a formar meu caráter!🙂

  5. Renata disse:

    por favor se puderem eu adoraria receber a musica da trilha sonora do filme garotos perdidos um e dois procurei muito tempo mas não achava porque não sabia o nome da musica ficarei grata

    • FrankCastle disse:

      Olá Renata!

      O nome da música é “Cry Little Sister”
      No primeiro filme, é do Gerard McMahon (ele usa um pseudônimo de Gerard McMann)

      Já no segundo filme, é a música de mesmo nome, mas na versão da banda Aiden.

      Espero ter ajudado, um abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: