Full Metal Panic!

Full Metal Panic1Antes de mais nada: este animê não tem NADA a ver com “Full Metal Alchemist”.🙂 Conheci esta série entre 2005 e 2006. E  como um fã inveterado de robôs gigantes, não foi difícil gostar de “Full Metal Panic!” Porém, na época em que comecei a assistir, o fansub que estava lançando abandonou o projeto no 4º episódio. Depois vi que outros fansubs lançaram a série completa, mas aí eu já estava com vários animês na fila para assistir. Porém, depois de terminar de ver Patlabor TV, achei que já estava mais do que na hora de assistir “Full Metal Panic!” Seguem abaixo, minhas impressões.

A série foi lançada em 2002 pelo estúdio Gonzo. Ela mistura Ação com Robôs e Comédia de forma bem aprazível.

Kaname Chidori  é uma “Whispered” (ela tem no seu subconsciente várias informações sobre tecnologias militares. Sousuke Sagara, um militar de uma organização militar chamada Mithril recebe a missão de protegê-la, pois devido as informações que a garota possui, pode ser sequestrada por terroristas. Para isso, ele terá que se disfarçar de estudante e se infiltrar na escola onde ela estuda. Ele conta também com a ajuda de seus colegas: Kurz Weber e Melissa Mao, que sempre o auxiliarão por rádio e até mesmo com um robô (no caso de Kurz). Porém, Sousuke não é lá muito bom “ator” e acaba sempre levando tudo friamente, como se estivesse sempre numa batalha mortal. Mas quando este tipo de comportamento acontece dentro da escola, as situações são hilariantes!

FMP1

Em um episódio, os alunos partem para uma excursão, mas antes, Kaname Chidori (que é a líder dos alunos) separa as tarefas que cada um ficará responsável. Sousuke fica responsável pela separação do lixo, fazendo a coleta seletiva. Como sempre, ele se empenha muito e estuda arduamente sobre o assunto. Durante a viagem em um Jumbo, o avião é sequestrado por um terrorista. Sousuke começa a agir sorrateiramente para tentar salvar seus colegas, mas acaba sendo descoberto por um dos guardas dos terroristas:

FMP2

A série consegue mesclar de forma harmoniosa doses de ação e comédia, sem avacalhar com a trama. 

Tudo volta ao normal, Sousuke, Chidori e o restante dos estudantes que tinham sido sequestrados voltam em segurança para casa. É muito engraçado, pois Sousuke continua com seu estilo militar dentro da escola e aponta uma arma (!) para um garoto que estava dando em cima de Chidori. Em outra ocasião, Sousuke começa o jogar no Computador um “Simulador de Encontros” (estes tipos de jogos são bem populares no Japão) para entender a idéia de amor entre os jovens japoneses, porém ele leva tudo isso de maneira fria, perdendo rapidamente. Uma estudante que foi rejeitada por um garoto, pede a Sousuke para ele fingir ser seu namorado, ele aceita e encara isso como uma espécie de treinamento.

Da metade para o final, Full Metal Panic! começa a ficar mais séria. Começam a aparecer outras missões onde Sousuke demonstra suas habilidades como piloto. Para mim, os melhores episódios são os da batalha no Helmajistão (terra natal de Sousuke). Nesse episódios, vemos um grande exemplo de vilão cruel (Gauron). Mas não irei falar mais para não dar Spoilers e estragar a surpresa.

As cenas de ação e batalhas com robôs são sensacionais, só assistindo mesmo para entender! Não sou muito bom com resenhas de séries, já que são bem maiores que filmes, mas espero ter despertado a curiosidade de vocês. Além de Full Metal Panic! (2002), existem também:

Full Metal Panic? Fumoffu! (2003)
É uma série focada quase que totalmente na comédia, ambientada no colégio. Ainda estou assistindo essa, mas é muito engraçada.

Full Metal Panic, The Second Raid
Essa é a continuação direta da primeira série, pelo que li, o humor é deixado de lado e o foco fica mais nas batalhas. Dizem que a animação é muito boa e muitos consideram a melhor das séries.

Mangás
No Brasil, a Panini Comics lançou 2 mangás: o Full Metal Panic!, que fugindo do padrão foi criado depois da série animada. E também o Full Metal Panic Sigma (que está atualmente no Volume 7). Admiro muito, mas não sou consumidor de mangás por alguns motivos que já comentei anteriormente.

Percebi que, nesta resenha, falei muito pouco das partes de ação da série, mas é difícil de descrevê-las, ainda mais sem dar muitos spoilers. Mas, como diria o ditado: “uma imagem vale mais do mil palavras”. Então fiquem com algumas:
 

FMP3

P.S.: Estou postando em GIF animado ao invés de uma galeria de imagens, por achar que fica melhor para visualizar e menos poluído, se não estiver legal e preferirem de outra forma, comentem aí! 


2 respostas para Full Metal Panic!

  1. O gozado de Full Metal Panic é que comecei a assistí-lo pelo Fumoffu. E não deu tempo ainda de assistir o primeiro.
    🙂😀

  2. FrankCastle disse:

    Está complicado aqui, tinha começado a assistir o Fumoffu, mas estou meio sem tempo também. Mas o pouco que vi, achei muito engraçado!

    Valeu pelo comentário, pensei que “ninguém” conhecia este Animê🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: