Meios de Transporte X Paciência

Esta semana, minha paciência foi colocada em xeque. Encerrei minhas atividades laborais como de costume e segui em direção ao ponto de ônibus. Em menos de 5 minutos, peguei minha condução para casa. Até aí tudo normal: Muito sol, muito calor, eu ouvindo música ou podcasts e cochilando de vez em quando… Quando, de repente, acontece algo diferente. O ônibus parou em um ponto já no bairro onde moro, várias pessoas desceram, ficando só eu. Porém, o ônibus NÃO seguiu viagem!

Ele ficou lá parado, com as portas abertas. Pensei que a motorista iria pegar algum lanche ou almoço, mas não,  ela ficou conversando lá na frente e chegou até mesmo a desligar o motor! Sem contar que o ônibus estava parado em uma rua com apenas 2 faixas: uma para cada mão e, além disso, estava bloqueando totalmente o acesso a uma rua secundária:

Simplesmente, não estava acreditando que aquilo estava acontecendo comigo! Paguei para ver e fiquei lá sentado, como se nada tivesse acontecido, para ver se iam me falar alguma coisa. Cheguei a pensar que tinham avisado que o ônibus ia parar ali, por causa de alguma obra nas ruas ou algo assim e eu estivesse dormindo, mas não foi isso que aconteceu! Passaram-se 5, 10 minutos e nada de ônibus sair do lugar: enquanto isso, vários carros estavam com dificuldade para trafegar por causa da obstrução. Então nesse momento levantei e fui falar com o cobrador: “Cobrador, aconteceu alguma coisa?”. Ele respondeu: “Não, é que chegamos muito adiantados nessa viagem” (!)

Se eu já não acreditava no que estava acontecendo, desta vez fiquei estupefato! Ele perguntou : “Você vai descer no ponto final?” Eu respondi que sim e ele “Já, já vamos descer”. Simplesmente não tive reação, apenas balancei a cabeça, dei meia volta e sentei no fundo do ônibus, naquele banco do meio que fica de frente para o corredor, olhando fixamente com um ódio mortal. O ponto final ficava há menos de 10 minutos de caminhada, mas estava um sol de rachar, sem contar que fiz uma cirurgia no olho e, mesmo com óculos escuros, estou evitando ao máximo pegar sol forte. De qualquer forma, eu paguei pelo ônibus e tenho o direito de ser deixado no ponto final.

Depois de uns 5 minutos, finalmente o motor foi ligado e ônibus desceu até o ponto final. Cheguei em casa um pouco mais tarde do que o de costume, mas minha indignação não foi com o atraso e sim com essa atitude da motorista, pois era como se estivessem me chamando de idiota na cara dura! Como disse, no momento não tive reação e não queria bater boca. Ainda mais porque sou um pessoa racional (mas a cada dia, estou ficando menos!). Não cheguei a pegar nome da motorista, nem o prefixo do ônibus. Mas ao chegar em casa, acessei o site da empresa de transportes responsável, preenchi o formulário e relatei todo o ocorrido:

“Pego ônibus nessa linha desde sempre e nunca vi nada parecido com o que aconteceu hoje: O ônibus me para na Rua Bento Vidal, depois da Escola Ernesto Thenn de Barros e fica lá, obstruindo a passagem 1 (rua de acesso), pensei que a motorista ia pegar algum lanche ou almoço, mas ficou demorando, demorando, ficou uns 10 minutos parado lá, atrapalhando a passagem de outros veículos. Fui tirar satisfação com o cobrador e ele disse que “o ônibus tinha chegado muito cedo e estava dando um tempo”.Nunca vi isso, não anotei prefixo, nem nome de ninguém, só sei que a motorista é uma mulher loira, então não deve ser muito difícil de identificar.

Nota zero para essa empresa de transportes.”

Geralmente, uso uma linguagem mais culta e polida quando envio estes tipos de reclamações, mas não me importei de escrever de forma chula desta vez.

2 Dias depois, recebi a resposta por e-mail:

“Boa tarde,
Prezado cliente Sr. ‘FrankCastle’,
Agradecemos o envio do e-mail e informamos que a colaboradora, foi chamada ao setor de tráfego da empresa, onde foi devidamente advertida e orientada a estacionar somente no ponto final da linha, afim de evitar transtornos, bem como foi encaminhada para o SISDIS “Sistema Disciplinar” da empresa.

Grata,
Sueli/SAC”

Bem, não encontrei esta motorista novamente, mas se realmente ela foi advertida, com certeza ela deve saber que fui eu quem a denunciou. Então aquele trouxa que não fez nada na hora, não é tão trouxa assim.

Eu acho bacana trabalhar na mesma cidade onde moro, por vários motivos, mas um deles é que, quando o trânsito está infernal ou estou puto com os ônibus, simplesmente sigo meu caminho a pé mesmo. Sempre quando passava raiva com esses malditos ônibus, fazia um “boicote” e começava a ir e voltar do trabalho a pé, mas depois de alguns dias já estava pegando-os novamente.🙂 Dessa vez, não pensei diferente, mas como estou me recuperando de uma cirurgia, vou ter que me submeter aos ônibus mesmo. Quanto a usar carros, sou contra usá-los para o trabalho (até mesmo porque NÃO tenho um), acho que devemos sim ter um transporte público de qualidade.

Já me prolonguei demais, mas depois de tudo isso, a dica que deixo é: Não seja um conformado, se você é um consumidor ou um cidadão, você tem direitos. Se não te tratarem bem, reclame. Aqueles telefones do S.A.C. não estão ali de enfeite. Use e abuse desse direito. Se você se acomodar, os produtos e serviços que utiliza, ficarão estagnados e nunca irão melhorar!


9 respostas para Meios de Transporte X Paciência

  1. Rodrigo Candido disse:

    Transporte público é uma humilhação que suportamos apenas pela necessidade, pois quem tem opção vai a pé ou compra um carro. As vezes dá vontade de ser como os traficantes do Rio e tocar fogo em tudo, mas acredito que com muita reclamação algumas coisas podem mudar. Mas como o povo só reclama pra quem nao resolve…

  2. Cara, foi um busão da Urubupungá que fez isso?

    É osso, esses motoristas/cobradores/fiscais novos são muito folgados! A “Urubu” tem se mantido bem com a cordialidade dos motoristas, cobrdores e tal, e espero que não fique igual a concorrente. Você já tentou pegar o Alphaville 2 na minha rua depois das 18:00 hS???? Uma hora NO MÍNIMO!

    E temos que reclamar sim! Com certeza!!!

  3. Henrique Rodrigues disse:

    Ae, Visitei seu Blog hehehe.
    Não sei se é igual em Osasco, mas em Belo Horizonte, pegar transporte público em horário de Pico é um verdadeiro teste de paciência.
    Ônibus entupido, e mesmo assim pára em todos os pontos para que outros passageiros possam (tentam) entrar.
    Além do calor, gente mal cheirosa, sem educação, mochilas, enfim.
    Não é um problema parecido com o que foi descrito, mas é um problema do transporte público.
    Ainda tem muito o que melhorar.
    Disponibilizar mais veículos nos horários de maior movimento é o mínimo que poderia ser feito.
    Quanto ao caso descrito, velho, eu ficaria estremamente puto!!!!
    Ainda mais agora que não to com muita paciência para ônibus / metrô.

  4. Shinobi disse:

    Cara, eu reclamava quando morava aí perto de sua casa, até descobrir como era o transporte aqui para a Zona Norte de Osasco!
    Primeiramente, descer a pé da pracinha do Novo Osasco é muito mais fácil do que qualquer outra alternativa que eu tenha pegando outro ônius e descendo nas “proximidades” da minha casa.
    Sendo assim quase todos os dias enfrento um martírio tanto para sair de casa quanto para voltar. Precis sair 1 hora mais cedo que o normal em função do transito constante motivado pelo final de ano e obras na marginal Tiete e também pela folga dos motoristas.
    A noite, chego as 23:00 no largo de Osasco e se me atrasar 10 minutos perco 3 onibus que passam na sequencia. O estranho é: Antes das 23:00, o último ônibus a ter passado é por volta das 22:10 e depois das 23:10 somente o último ônibus 00:20!!!!!Ou seja no meio de um iato, passam 3 ônius!! isso pq a programação está toda errada e os motoristas ficam apostando corrida entre eles!!!

    Fiz como vc, não fiquei quieto e meti uma reclamação, mas até agora não tive resposta.

  5. FrankCastle disse:

    Valeu pelos comentários pessoal!

    A primeira novidade de hoje é que o preço da passagem dos ônibus MUNICIPAIS de Osasco que já era cara (R$ 2,50), hoje aumentou para o absurdo de R$ 2,70!!!

    Isso é uma vergonha! Um tapa na cara do cidadão!!!
    Se tiverem alguma sugestão de protesto, qualquer coisa para reverter o quadro, sou todo ouvidos!

    E sobre o que citei no post segue a resposta da Empresa de Transportes:

    “Boa tarde,

    Prezado cliente Sr. ‘FrankCastle’,

    Agradecemos o envio do e-mail e informamos que a colaboradora, foi chamada ao setor de tráfego da empresa, onde foi devidamente advertida e orientada a estacionar somente no ponto final da linha, afim de evitar transtornos, bem como foi encaminhada para o SISDIS “Sistema Disciplinar” da empresa.

    Grata,
    Sueli/SAC

    Auto Viação Urubupungá Ltda
    SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente
    sac@urubupunga.com.br
    http://www.urubupunga.com.br
    Fone: 0800 11 4777″

    Bem, se realmente a motorista tomou uma “comida de rabo”, eu não sei. Mas minha parte eu fiz.

  6. DOIS E SETENTA?!?!?!?!

    QUE ABSURDO!!!

    São Paulo, que tem itinerários EXTREMOS ainda é 2,30!!!

    Cara, vamo meter reclamação…

  7. Long time lurker, thought I would say hello! I really dont post much but thanks for the good times I have here. Love this place..

    When I was hurt in that car accident my life would be changed for all time. Sadly that driver had no car insurance and I was going to be hurting for ever.

    This was not time for me to start and guess what to do. I had to find a good personal injury lawyer to help me get what I needed. After all, my family was counting on me.

    How terrible was it? I has bedridden for 7 months, I had to have constant care and my hospital bills went through the roof!

    Luckily, I found a good referral site to help me.

    I will post more later this afternoon to tell you more about what I have been going through.

    If you need an accident lawyer try the guys at accident lawyers
    >

  8. AUEHUAEUHE

    Vingativo!

  9. The above information is appropriate and just what I was looking for. A must read for the layman wanting a brief and precise information. We can do with a little addition of the facts in future.

Deixe uma resposta

