Como Quebrar o Copyright da WMG no Youtube

Nesse mundo moderno, há uma linha muito tênue entre “o certo e o errado”, o “legal e o ilegal”, o “justo e o injusto”, etc. Mas é uma questão que dá margem para muita discussão e muitos pontos de vista, então vou direto ao assunto: há alguns dias fiz um post para a seção “The Music, The Message” neste blog, coloquei uma música do Rancid com a letra traduzida (em legendas) no final do post. Mas logo recebi uma mensagem do Youtube dizendo que meu vídeo estava bloqueado porque continha direitos autorais da WMG (Warner Music Group).

Já subi vários vídeos no Youtube e nunca tive problemas. Mas como o Rancid é uma banda bem conhecida e este CD foi lançado por uma gravadora grande (“major”), não é de se estranhar que tenham bloqueado o vídeo. Minha intenção não era piratear, sacanear ou ganhar dinheiro em cima. Era apenas postar uma tradução e nada melhor que fazer isso em sincronia com a música!

Depois de pesquisar um pouco, encontrei um tutorial mostrando como quebrar o Copyright. O mais interessante é que não se trata de um bug, é um procedimento totalmente legal dentro do próprio Youtube. Você basicamente recorre da decisão de bloqueio, coloca uma justificativa e concorda que está agindo de boa fé.

Fiz o procedimento e deu certo. O tutorial em vídeo abaixo é em inglês, mas é só ir pausando e fazendo junto que não tem erro. Fiz o teste com meu vídeo deste post e deu certo. Isso que acho legal nessa tal de Internet 2.0, você pode interagir e provocar mudanças nas coisas que você não concorda. Creio que este procedimento funcione também para quebrar direitos de outros grupos, fora a WMG. Comente aí o que achou e até a próxima!

Atualização: Estão sempre removendo do Youtube o vídeo de tutorial. Mas sempre estou colocando algum com tutorial parecido. Para não ter mais esse problema, depois vou ver se consigo fazer postar como figuras no blog. De qualquer forma o texto que deve ser colocado como justificativa é este abaixo:

Copyright Disclaimer Under Section 107 of the Copyright Act 1976, allowance is made for “fair use” for purposes such as criticism, comment, news reporting, teaching, scholarship, and research. Fair use is a use permitted by copyright statute that might otherwise be infringing. Non-profit, educational or personal use tips the balance in favor of fair use.

8 respostas para Como Quebrar o Copyright da WMG no Youtube

  1. Cobalamina disse:

    Vou lhe dar uma dica: o vídeo foi removido pelo usuário, Frank. Existe algum outro?

    PS: Fico satisfeito que tenha gostado do refrão lá no blog do Nihil. Que tal uma parceria Lennon/McCartney (megalomaniac mode on)?
    Curti pacas o seu blog. Se quiser, dê uma passada no meu blog também (interpolatio.wordpress.com, acabei de criar) e avalie, comente, diga sinceramente o que acha do que está lá.
    Valeu, rapaz!

  2. FrankCastle disse:

    Porra! Tiraram o vídeo! Que irônico: justo o vídeo que ensinava a fazer com que não tirassem os vídeos do Youtube🙂 Valeu a dica, vou ver se acho outro vídeo que ensine a fazer isso e editar o post, o mais próximo que achei foi este:

    Ele usa um texto diferente para “quebrar” o direito autoral, mas o caminho parece ser o mesmo.

    E sim cara, já deixei seu blog aberto numa aba aqui. Pode demorar um pouco, mas depois vou dar uma lida nos posts. Ultimamente, ando bem interessado em ver textos numa linha mais racional (espero que os seus sejam, hehehe). Um abraço e obrigado por comentar!

  3. Online Casino disse:

    My brother suggested I would possibly like this web site.
    He used to be totally right. This put up actually made my day.

    You cann’t imagine simply how so much time I had spent for this info!
    Thanks!

  4. Nanda Garcia disse:

    Nossa cara, tu é demais! Valeu!
    ps: se os adms do yt decidirem que violamos direitos autorais, isso pode me comprometer?

    • FrankCastle disse:

      Olá, Nanda!

      Obrigado. (Ainda) Não entendo muito sobre leis de direitos autorais. Mas quanto ao Youtube, acho que o máximo que vão fazer, é remover seu vídeo, tirar o som ou, não permitir que ele seja remunerado. Medidas mais severas que essa, só se for algo que realmente ofenda alguém.

      Grande abraço!

  5. Marina Franco disse:

    OI. onde ponho essa mensagem de justificativa? fiz um vídeo recentemente e recebi esta mensagem do YouTube.

    • FrankCastle disse:

      Olá! Você viu o vídeo que coloquei nos comentários? É nele que ensina a fazer, mas não sei se nesses anos mudou a forma de fazer isso no Youtube. Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: