Minha reflexão sobre o Brasil nas Olimpíadas 2012

Cheguei a conclusão que é muito fácil ficar torcendo ou cobrando os atletas de ganharem medalhas na hora das competições. Mas nos 4 anos de intervalo que separam uma Olimpíada da outra, não vemos incentivo ou investimento em esportes menos populares (que talvez sejam menos populares exatamente por esse motivo). Em minha opinião, o futuro está na implantação de maior variedade de esportes nas escolas públicas, não só os manjados futebol/vôlei.

Diversificar é preciso

Se o Brasil trabalhasse mais na valorização de outros esportes, não ficaria essa coisa de “trocentos” jovens sonhando apenas em ser “jogador de futebol”. Se houvesse maior diversidade, haveriam mais oportunidades e realizações. E de quebra, poderíamos deixar de ficar fazendo piadinhas de que o Brasil está atrás de países como Irã (nada contra o Irã, aliás, porque será que eles foram melhores que o Brasil no quadro de medalhas?).

Medalhas: Sou brasileiro e já desisti faz tempo

O fato de um atleta não ganhar medalha, não tira o seu mérito já que, dentro das Olimpíadas, estão selecionados os melhores e não necessariamente “1 representante de cada país”. Todos ralaram para estar ali. E, muitas vezes, o que atrapalha os brasileiros é o deslumbramento em ver a estrutura dos ginásios, tatames, piscinas, etc. Sim: pois muitas vezes nunca viram nada com 10% daquela estrutura e isso acaba tirando o foco na competição. Instalações e equipamentos de boa qualidade não deveriam ser artigos de luxo. O fato de “um corredor que treinava descalço no sertão do Nordeste ganhar uma medalha”, pode ser motivo de orgulho para o atleta, mas deveria ser motivo de vergonha para o país,  que só o reconhece quando ele já está no topo, mas nunca lhe estendeu a mão quando mais precisou.

Futebol e Carnaval, Alienação Total?

Não sou “anti-futebol”, acho um esporte interessantíssimo, o problema é a falta de opção e não ver nada além disso. Graças a internet e a canais abertos a exemplo do Esporte Interativo, isso está mudando e temos algo mais democrático na hora de acompanhar competições de diversos esportes.

Vamos pensar um pouco

Em países como EUA (1º lugar no quadro de medalhas), é comum ver atletas que conseguem bolsas de estudos através do Esporte. No Brasil, nunca tomei conhecimento disso. O mais próximo que vi, foram atletas que conseguiram bolsas de auxílio fazendo parte das Forças Armadas, algo que ganhou destaque nos Jogos Mundiais Militares de 2011, disputados no Rio de Janeiro. Porém, neste caso, os atletas realmente se alistam e se tornam militares de carreira. Acho também que o maior vacilo do Brasil foi se candidatar para sediar uma Olimpíada sem ter preparado uma estrutura antes. E não digo apenas estrutura física (que é essa que estão gastando rios de dinheiro), mas uma base de atletas. É algo que já deveria ter sido planejado há uns 8 anos atrás. E como? Novamente: implantando mais esportes diferentes nas escolas.

Parece filme, mas não é

Para terminar, um vídeo com uma incrível demonstração de respeito por parte do corredor jamaicano Usain Bolt, algo digno de cena do filme “Jamaica Abaixo de Zero”. Um momento bonito em meio as competições, algo que renova a vontade de acompanhar as Olimpíadas, por mais pontos negativos que elas possam ter.

Uma resposta para Minha reflexão sobre o Brasil nas Olimpíadas 2012

  1. Interessante que o Brasil é o país do futebol, mas as maiores chances de medalha sempre vem dos esportes individuais, daqueles caras que ralam pra treinar com pouco patrocínio e incentivo zero do público. Das 17 medalhas desse ano só 5 vieram de esportes coletivos… e os demais ganhadores, dúvido que 99% dos brasileiros conheça ! Como bem dito no seu texto, a própria mídia colabora pra isso, a TV aberta ignorou boa parte das modalidades esportivas que não eram “garantia de ouro”, como futebol, volêi e judô.

    2016 tem olimpiadas aqui. Será que novamente a imagem do país vai depender de ilustres desconhecidos ? E por que não incentivar esses caras desde já, dando-lhes condições decentes de treino e até de sobrevivência ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: